Dúvidas em medicina‎ > ‎Ortopedia‎ > ‎Ombro‎ > ‎

O que é a luxação do ombro? Por que meu ombro sai do lugar?

    O termo luxação refere-se à situação em que uma articulação (junta) é deslocada (sai do lugar), gerando dor intensa e deformidade.
    A luxação do ombro é uma situação frequente em acidentes de moto e bicicleta e principalmente em traumatismos esportivos. Ocorre quando há uma abdução e rotação externa abruptas do ombro (posição semelhante à de um preparo para um arremesso), fazendo com que o úmero (osso do braço) seja deslocado de dentro da articulação do ombro.
    O sintoma mais importante é a dor, associada à incapacidade de sustentação do membro superior.
    O tratamento da luxação é a sua redução (colocar no lugar). Isso deve sempre ser realizado em ambiente hospitalar e por um médico ortopedista. Existem várias técnicas para a redução, sendo a mais utilizada a tração, onde é colocado um lençol embaixo da axila e o médico puxa o braço do paciente pela mão.
 
    Após a redução, o membro afetado deve ser imobilizado por alguns dias.
    Em pessoas jovens, pode ocorrer a luxação recidivante, situação na qual ocorrem múltiplas luxações do ombro. Isso ocorre pois após a primeira luxação ocorre uma lesão de uma estrutura da articulação do ombro, chamada de labrum. O tratamento destes caso é a cirurgia por artroscopia (vídeo), que tem alto índice de sucesso, fazendo com que o ombro não saia mais do lugar.
Comments